3 maneiras inovadoras de assentar azulejos em cozinhas

Você deseja fazer uma cozinha linda e inovadora, mas não sabe como? No post de hoje vamos te dar algumas sugestões para que você faça a cozinha com que seu cliente sempre sonhou.

 

Esse ambiente é, por razões óbvias, um dos mais frequentados pelos moradores da casa.

 

Quando bem projetada, a cozinha se torna um espaço legal para receber visitas e bater um papo. Por ser área de compartilhamento, famílias acabam se reunindo ali para fazer suas refeições, receber os amigos, conversar…

 

via GIPHY

 

Dessa forma, o ambiente deve ser pensado em prol de todos os que moram na casa e, quando possível, também de todos que a visitam.

 

Antes de mudar a cara da cozinha, contudo, é preciso definir o objetivo dessa reforma: esconder defeitos, decorar, chamar a atenção ou revalorizar o ambiente para facilitar a venda da casa. Qual é a ideia do cliente?

 

A partir daí, comece a observar os revestimentos da parede e veja as possibilidades que podem se encaixar na cozinha do cliente.

 

Cuidados para valorizar o azulejo no ambiente

 

Os azulejos estão em alta! É possível encontrar no mercado diversos modelos que agradam a todos os gostos e estilos – e justamente por isso a atenção, na hora da compra, deve ser redobrada.

 

A harmonização da peça com a cor dos móveis e acessórios da cozinha deve ser considerada em seu projeto. A mudança visual pode acontecer por diversas formas de aplicação: cores, desenhos, composições…

 

Não se esqueça de seguir a paginação e atentar para a cor do rejunte. A regra é clara: se o azulejo é branco, utilize o rejunte da mesma cor para dar uniformidade.  Com a variedade de cores de rejunte é interessante contrastar para harmonizar móveis e eletrodomésticos.

 

Essas dicas você pode dar a seu cliente, para que ele consiga fazer a compra certa do material.

 

Para te ajudar nessa escolha, separamos três maneiras inovadoras de usar azulejos na cozinha.

 

Azulejos decorativos para cozinha

 

 

Os materiais decorativos são de fácil limpeza e considerados ideais para áreas onde são inevitáveis respingos de água e umidade. Eles podem ser utilizados em diferentes cores e desenhos, sendo a combinação perfeita para vários estilos de cozinha.

Azulejo do tipo mosaico brilhante

 

O mosaico deixa o ambiente muito charmoso, devido à sua variedade de formas, cores e desenhos. Ele oferece muitas possibilidades para criar efeitos na decoração de paredes e pisos.

 

Mosaicos também são ideais para o acabamento perfeito e inovador na decoração de cozinhas, banheiros, terraços e jardins.

 

Cozinha com azulejos no piso e em nicho

 

 

Outra combinação interessante e estilosa é a aplicação do azulejo em todo o piso do ambiente e, com a mesma estampa, revestir o nicho (organizador de objetos) da cozinha.

 

O ideal é utilizar azulejos que façam contraste com o revestimento da cozinha. Se cozinha é clara e sem estampas, utilize peças com desenhos de outra tonalidade para fazer esse jogo de cores.

 

Manutenção e aplicação dos azulejos

 

A aplicação e manutenção das peças são fundamentais para deixar a cozinha bonita e valorizada.

 

Os azulejos são peças mais delicadas e requerem alguns cuidados; deixar o projeto do jeito que seu cliente sempre quis, te trará muitos benefícios, um deles é a indicação do seu serviço para outras pessoas.

 

A primeira coisa a fazer é ler a embalagem do revestimento. Nela, constam informações importantes de uso, como o local indicado e formas de limpeza. O próximo passo é checar se a área de instalação está nivelada, plana e sem fissuras.

 

Para um resultado interessante e duradouro, utilize argamassa específica para o produto escolhido. Existem diferentes argamassas para diferentes tipos de situação. O produto usado na parede da cozinha é diferente do utilizado no banheiro, por exemplo.

 

Completando, use desempenadeira dentada de 8mm para instalar seus azulejos. Além dela, a utilização de espaçadores plásticos e niveladores, para a separação e nivelamento entre as peças, seguindo sempre a junta de assentamento, também é aconselhado. Para melhor aderência, pressione os azulejos, levemente, com o martelo de borracha.

 

Por fim, oriente seu cliente para que ele tenha sempre azulejos de reserva para futuras manutenções. Pode se preparar: acidentes com peças delicadas geralmente acontecem.

 

Esperamos que essas dicas ajudem a inovar na decoração da cozinha do seu cliente.

via GIPHY

 

Se quiser saber mais sobre obras legais, visite nosso blog.